Uma das principais ferramentas para desenvolvimento das pessoas do seu time é o feedback. Essa palavra é um termo inglês que originalmente significa “retroalimentação”, ou seja, um processo em que as ações de um determinado sistema são inseridas de volta no sistema para o aprimoramento do próprio sistema. Na gestão de pessoas, o feedback é quando uma pessoa conta para outra como seu comportamento e suas ações foram percebidos por essa pessoa. Feedback pode ser dado por pares, por subordinados ou por líderes.

Feedback

Como líder, é muito importante você dar feedback sempre que necessário para as pessoas que trabalham com…


Como comentei no capítulo Pessoas: prioridade nº 1, sempre nós gastamos dinheiro e energia para adquirir e reter as melhores pessoas. Ter as pessoas como a prioridade número 1 é a chave para atingir qualquer outro objetivo. E o primeiro passo para ter as melhores pessoas no seu time é a contratação.

O trabalho de contratação de pessoas deve ser feito em conjunto com o RH. É um trabalho em equipe. Já vi situações em que esse processo é totalmente delegado para o time de RH, e a pessoa que está contratando fica apenas perguntando “cadê os candidatos?” e “por…


Como comentei no capítulo Papéis, responsabilidades e senioridade, o gerenciamento de expectativas é algo que ocupa entre 50 a 80% do tempo de uma head de produto. Seu dia a dia gira em torno de seus relacionamentos e interações com muitas pessoas dentro e fora de sua organização que têm interesse no produto que você lidera. No jargão corporativo, essas pessoas são chamadas de stakeholders:

Nas últimas décadas do século 20, a palavra stakeholder tem sido cada vez mais usada para significar uma pessoa ou organização que tem um interesse legítimo em um projeto ou entidade. Ao discutir o processo…


A essa altura você já deve ter percebido o quanto eu gosto de métricas. No meu primeiro livro, Guia da startup: como startups e empresas estabelecidas podem criar produtos de software rentáveis, eu dediquei 6 capítulos inteiros além de falar sobre métricas nos outros capítulos. No meu segundo livro, Gestão de produtos: como aumentar as chances de sucesso do seu software, são mais 5 capítulos dedicados ao tema de métrica, além de novamente esse tema aparecer em outras partes do livro. …


Em 2015, decidimos extinguir a função de Quality Assurance (QA) de nossa equipe de desenvolvimento de produtos da Locaweb. Tínhamos 12 QAs, alguns com perfil de desenvolvedor e outros com perfil SysAdmin. Ao propor a extinção da função de QA, alguns dos QAs se tornaram devs, enquanto outros assumiram a função de administradores de sistemas. Os motivos que nos levaram a extinguir a função de QA da Locaweb são:

  • Quando existe uma função de QA separada da função de desenvolvimento de software, é comum ouvir frases como “a funcionalidade está pronta, agora está em fase de QA”, o que denota…

Como podemos andar mais rápido? Como podemos entregar mais com o mesmo time? Por que temos a impressão de que o time está lento? Quando o time era menor, parecia que ele conseguia entregar mais. Esses são questionamentos e afirmações muito comuns que ouço sobre times de desenvolvimento de produto. Toda empresa que tem um time de desenvolvimento de produtos digitais gostaria que esse time fosse mais rápido. Neste capítulo vou mostrar as duas ferramentas essenciais para conseguir ter times mais rápidos e produtivos.

Medição

Não há como melhorar algo que não se mede. O que é velocidade de desenvolvimento de…


Posted on 06/10/2021

Aqui vou falar sobre as ferramentas que tenho usado nos meus quase 30 anos de carreira em liderança de desenvolvimento de produtos e que tenho compartilhado com outros e outras líderes para possam utilizar com suas equipes. Elas incluem visão, estratégia, objetivos, métricas, relacionamentos, contratação, feedback e cerimônias.

Você vai perceber que as ferramentas que vou comentar aqui não são softwares como planilhas, apresentações, documentos, Slack, JIRA, Confluence etc. Esses softwares costumam ser bem úteis, mas eles são só um veículo de documentação, comunicação e metrificação das ferramentas que vamos ver.

Visão, estratégia, objetivos e estrutura de time

Todos esses itens são, além de…


Esse valor eu aprendi no Gympass. Era um dos valores corporativos da empresa e, na minha opinião, toda plataforma tem que ter esse valor. Muitas vezes me deparei com CEOs e heads de produto de plataforma que afirmavam que faziam tudo pelo cliente, que a empresa inteira era voltada ao cliente. Contudo, quando eu perguntava mais sobre esse tema, eu acabava descobrindo que o cliente ao que eles se referiam era apenas um dos atores da plataforma e os outros eram tratados apenas como “mal necessário”.

Na descrição do valor no site do Gympass está escrito:

Mentalidade de ecossistema

Tomamos…


No capítulo anterior vimos a diferença entre um time que soluciona problemas e um time que implementa soluções. Enquanto um time que resolve problemas precisa ter um profundo entendimento de cada problema que vai resolver, das pessoas que são afetadas por ele, do contexto onde acontece e da motivação das pessoas para terem esse problema resolvido, o time implementador de soluções se foca em implementar aquilo que lhe é pedido, não se importando se o que está sendo implementado serve para algo.

A medição de entrega de resultado desses dois tipos de times costuma ser bem diferente. Por meio da…


É da natureza humana resolver problemas. Sempre que ouvimos falar de problemas, entramos quase imediatamente no modo de solução: começamos a buscar soluções para o problema. No entanto, se antes conseguirmos um melhor entendimento sobre o contexto em que o problema ocorre e a motivação para resolvê-lo, há mais chances de conseguirmos encontrar soluções mais simples e fáceis de implementar.

É comum ver outras áreas pedindo à equipe de desenvolvimento de produtos que implemente o recurso A ou B porque precisamos dele para fechar um negócio ou para não perder esse grande cliente. Um exemplo comum que tenho ouvido atualmente…

Joca Torres

Digital product development advisor, mentor, board member. And open water swimmer!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store