Como medir a maturidade digital de uma empresa?

Maturidade digital e cultura do produto

Cultura de produto significa o conjunto de valores e comportamentos que permite que o produto digital gere os melhores resultados para a empresa enquanto resolve os problemas dos clientes.

1. Entregas antecipadas e frequentes

Quanto mais cedo apresentarmos o produto aos nossos usuários, melhor, pois poderemos receber feedback de usuários reais que poderão usar o produto em seu próprio contexto. Neste artigo, explico as 4 razões pelas quais é tão importante lançar cedo e com frequência: (i) este é o momento da verdade, (ii) para evitar o excesso de recursos, (iii) para acelerar o retorno do investimento e (iv) evitar os perigos do cone de incerteza.

  • Frequência de deploy: com que frequência sua organização coloca código em produção e libera para usuários finais?
  • Lead time: qual é o seu lead time para mudanças (ou seja, quanto tempo leva para ir do código desenvolvido para o código sendo executado com sucesso em produção)?
  • Tempo para restaurar: quanto tempo geralmente leva para restaurar o serviço quando ocorre um incidente de serviço ou um defeito que afeta os usuários (por exemplo, interrupção não planejada, deficiência de serviço)?
  • Percentual de falha de alteração: qual porcentagem de alterações em produção ou lançamentos para usuários resulta em serviço degradado (por exemplo, tempo até a deficiência ou interrupção do serviço) e, posteriormente, exige correção (por exemplo, exigir um hotfix, rollback, fix forward, patch)?

2. Foco no problema

Conforme explicado neste artigo, um passo muito importante na criação de uma boa solução é entender o problema. Quando ouvimos falar de um problema, imediatamente começamos a pensar em soluções. No entanto, quanto mais tempo passamos aprendendo sobre o problema, mais fácil será encontrar uma solução, e as chances são boas de que essa solução seja mais simples e rápida de implementar do que a primeira solução que pensamos.

3. Entrega de resultados

Além de ser capaz de entregar com antecedência e com frequência e estar focado em problemas, a equipe de desenvolvimento de produto tem que entregar resultados. Resultados de negócios, bem como resultados para o cliente e usuário do produto. Discuti esse valor neste artigo, onde deixei claro que entregar funcionalidades não é um resultado. Todas as funcionalidades são um meio que serve a um fim, o atingimento de um objetivo de negócio. É muito importante que tenhamos objetivos de negócio bem claros. Idealmente, os objetivos de negócio devem estar conectados ao resultado final, ou seja, aumentar a receita e/ou diminuir os custos.

4. Mentalidade de ecossistema

Esse valor/comportamento significa tomar decisões que criem valor para todos os atores do ecossistema onde a empresa atua. Essas decisões não podem prejudicar nenhum dos participantes do ecossistema. Neste artigo eu expliquei detalhadamente com um exemplo do Gympass da aplicação da mentalidade de ecossistema na prática. Se a empresa for uma plataforma ou marketplace, esse valor/comportamento é bastante fácil de entender, mas também se aplica se o negócio não é plataforma nem marketplace. Se você é um negócio com um tipo único de cliente, o ecossistema é formado pelo cliente e pelo seu negócio, e esse valor/comportamento significa que você não pode tomar decisões que beneficiem o negócio mas prejudiquem o cliente ou vice-versa. Você pode tomar decisões que beneficiem esse negócio e não afetem o cliente, mas não pode tomar decisões que prejudicam o cliente. E vice-versa, você não pode prejudicar o negócio em benefício do cliente. Esse valor/comportamento se baseia no conceito centrado no cliente, mas o expande para incluir todos os diferentes clientes e o o próprio negócio nessa mentalidade.

Como medir a maturidade digital de uma empresa?

Utilizando os valores e comportamentos acima, podemos avaliar o quão madura digitalmente é uma empresa e, mais importante, definir quais devem ser nossas áreas de foco para melhorar sua maturidade digital. Responda as 4 perguntas abaixo para auto-avaliar sua maturidade digital.

Exemplos da vida real

Entrei no Gympass em meados de 2018 e, quando entrei, ficou claro que havia espaço para melhorias em nossa maturidade digital. O mesmo aconteceu quando me juntei à Lopes em meados de 2020. Em ambos os casos, focamos em melhorar os comportamentos que poderiam nos levar a uma crescente maturidade digital.

  • Os exemplos acima são do que me lembro da época em que trabalhei nessas empresas. O ideal é que esse tipo de avaliação seja feita considerando os comportamentos atuais com respostas dos líderes da empresa e da equipe de desenvolvimento de produtos. Essa avaliação deve ser feita periodicamente, a cada 6 meses ou a cada ano.
  • É possível ter empresas com o mesmo score de maturidade digital, mas com comportamentos diferentes para focar no que fazer para melhorar a maturidade digital, como são os casos de Gympass e Lopes nos exemplos acima.
  • Mais importante do que conhecer o estágio de maturidade digital de uma empresa ou a pontuação que ela possui, é saber quais são as principais áreas que a empresa e a equipe de desenvolvimento de produtos devem focar para melhorar sua maturidade digital.
  • Conhecer e melhorar a maturidade digital é apenas uma ferramenta, não um objetivo. É uma ferramenta para ajudar uma empresa a extrair mais seus esforços digitais. É uma ferramenta para ajudar uma empresa a atingir seus objetivos e resultados.

Resumindo

  • A maturidade digital de uma empresa significa o quanto a empresa vem investindo em produtos digitais para potencializar seus resultados e o quanto os resultados foram realmente potencializados pelos esforços digitais.
  • Para medir a maturidade digital, precisamos avaliar como a empresa está em cada um dos 4 valores e comportamentos de sua cultura de produto digital. Entrega antecipada e frequente. Foco no problema. Entrega de resultado. Mentalidade de ecossistema.
  • Conhecer e melhorar a maturidade digital é apenas uma ferramenta, não um objetivo. É uma ferramenta para ajudar uma empresa a extrair mais de seus esforços digitais. É uma ferramenta para ajudar uma empresa a atingir seus objetivos e resultados.

Educação, treinamento e aconselhamento em gestão de produtos digitais

Tenho conectado negócios e tecnologia por meio de educação, treinamento e aconselhamento em gestão e desenvolvimento de produtos digitais. Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.

Gestão de produtos digitais

Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:

--

--

Digital product development advisor, coach, and board member. Also an open water swimmer and ukulelist.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Joca Torres

Joca Torres

2.5K Followers

Digital product development advisor, coach, and board member. Also an open water swimmer and ukulelist.