Novo livro: Transformação digital e cultura de produto

Joca Torres
9 min readNov 15, 2023

--

Meu novo livro está pronto, e a editora Casa do Código já me confirmou que ele estará disponível para compra no dia 24/11! 🙌

O nome do livro é “Transformação digital e cultura de produto: como colocar a tecnologia no centro da estratégia da sua empresa”.

Aqui está a capa, que eu achei linda!

Tive a honra de ser convidado pelo Paulo Chiodi para o episódio 200 do Product Guru’s, um dos melhores podcasts de produto do país, onde conversamos em primeiríssima mão sobre o meu mais novo livro.

E aqui está, em primeiríssima mão, o capítulo introdutório “sobre o livro” para dar um pouco mais de informações dos assuntos que abordei nesse meu mais novo trabalho.

Sobre o livro

Apenas 7% das empresas têm times de liderança com experiência digital. Essa é uma das descobertas de um estudo feito por pesquisadores do CISR (Center for Information Systems Research) do MIT Sloan e publicado na edição de março de 2021 do MIT Sloan Management Review (WEILL et al., 2021). O estudo foi feito com quase 17 mil executivos de 1.984 grandes empresas globais. Entre as empresas estudadas, o tamanho médio da equipe de liderança é de 9 membros. No geral, apenas 17% dos membros dessas equipes são experientes digitalmente.

Ser digitalmente experiente significa ter uma compreensão, desenvolvida por meio da experiência e da educação, do impacto que as tecnologias emergentes têm no sucesso dos negócios.

Outras descobertas interessantes desse estudo:

  • CIOs e CTOs são os executivos mais experientes digitalmente, mas apenas 45% são digitalmente experientes;
  • Em termos de CEOs, COOs e heads de marketing, 23% deles são digitalmente experientes;
  • Nos executivos de vendas e CFOs, apenas 12% têm conhecimento digital;
  • Em termos de indústrias, no topo, com 30% de executivos com experiência digital, temos as indústrias de mídia, software e telecomunicações;
  • Na base (1% de executivos com experiência digital): construção; artes, entretenimento e recreação; agricultura, silvicultura, pesca e caça;
  • No meio (12% digitalmente experientes): finanças e seguros.

Por que isso importa?

De acordo com o estudo, ter um C-level digitalmente experiente impacta diretamente no resultado. Por exemplo, uma CEO com experiência digital junto com uma CFO com experiência digital que, em vez de atuar como um gatekeeper, pode ajudar a identificar quais investimentos digitais têm potencial para promover um desempenho inovador, estão associados a um aumento de 6,7 pontos percentuais (p.p.) no crescimento da receita.

Neste estudo, os autores compararam o desempenho das 25% melhores equipes de liderança digitalmente experientes com os 25% inferiores, e as diferenças são impressionantes:

É claro o impacto que o uso dessa experiência digital pode ter nos resultados de uma empresa.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E GESTÃO DE PRODUTOS

A função de gestão de produtos, muito conhecida no mundo das startups e das empresas de tecnologia, tem por principal objetivo fazer a conexão entre a estratégia da empresa e os problemas e necessidades dos clientes por meio de tecnologias digitais. As pessoas de gestão de produtos são pessoas digitalmente experientes, com uma compreensão profunda, desenvolvida por meio de experiência e treinamento, do impacto que as tecnologias digitais têm no sucesso dos negócios.

A ideia de escrever um livro sobre transformação digital veio da minha experiência na liderança da transformação digital da Lopes Consultoria de Imóveis, empresa de consultoria imobiliária líder no mercado brasileiro de compra, venda e aluguel de imóveis em quantidade de transações imobiliárias.

A empresa foi fundada em 1935, realizou seu IPO em dezembro de 2006 na B3, a bolsa de valores brasileira sediada na cidade de São Paulo, e, em outubro de 2019, realizou um follow-on, que é a emissão de mais ações para serem negociadas no mercado de capitais, no montante de R$ 147 milhões, cujos recursos captados seriam focados na transformação digital da companhia.

Em meados de 2020, eu recebi o convite para liderar o Lopes Labs, hub de tecnologia e inovação da Lopes cuja missão é “Buscar o encontro ideal entre cliente, imóvel e corretor através do empoderamento digital de todas as partes: cliente final, corretor, franquias, proprietários e incorporadores”.

Aceitei o convite motivado pela oportunidade de entender se meus aprendizados e minha experiência acumulados em quase 30 anos trabalhando em empresas de tecnologia poderiam ser úteis em uma empresa tradicional que estava buscando a transformação digital.

Liderei o Lopes Labs por 2 anos e não só confirmei a utilidade de minha experiência e aprendizados em uma transformação digital, como pude aprender muito sobre o tema. Inclusive, compreendi que aquela não era minha primeira experiência em uma transformação digital. Ao longo de minha carreira, passei por vários momentos que podem ser vistos como transformação digital.

O Gympass, apesar da aura de tech company que sempre teve, nem sempre usou o digital da melhor forma. Quando me juntei ao Gympass em meados de 2018, a empresa já tinha 800 funcionários, dos quais 150 na Europa, 150 nos Estados Unidos e o restante na América Latina, majoritariamente no Brasil. Contudo, apenas 35 pessoas compunham o time de desenvolvimento de produto, incluindo pessoas engenheiras, product designers, product managers e analistas de dados. Em função disso, a maioria dos processos eram manuais, e havia um time de operações de tamanho considerável para executar esses processos manuais.

A Locaweb é uma empresa que tem a tecnologia como o core de seus produtos. Seu primeiro produto foi a hospedagem de sites. Quando me juntei a eles em 2005, a empresa já tinha 7 anos, mas desenvolvíamos produtos do jeito antigo, usando o modelo cascata, também conhecido pelo termo em inglês waterfall. Só em 2007 começamos a transformar a forma como fazíamos produto, sendo uma das primeiras empresas do Brasil a adotar metodologias ágeis e princípios de gestão de produto digital.

O que é transformação digital? Transformações costumam ser difíceis; então, o que motiva o desejo de uma empresa de passar por isso? O que é necessário para aumentar as chances de sucesso de uma transformação digital? Como a transformação digital se aplica a diferentes tipos de empresas?

Esses são os temas de que vou tratar neste livro, compartilhando meus aprendizados na esperança de que eles sejam úteis para que mais pessoas possam conduzir processos de transformação digital bem-sucedidos.

PARA QUEM É ESTE LIVRO

Todas as empresas já estão fazendo ou vão eventualmente fazer uso da tecnologia e de produtos digitais para melhorar o seu dia a dia, se aproximar mais de seus clientes e melhorar sua eficiência.

Este livro será útil para líderes dessas empresas que estão querendo extrair mais resultados de seus investimentos em transformação digital e, em especial, para as pessoas que tiverem a incumbência de planejar e executar essa transformação.

Qualquer transformação costuma requerer um alto esforço, principalmente quando envolve mudanças de comportamento. Neste livro falarei sobre as mudanças de comportamento necessárias para aumentar a maturidade digital de uma empresa, não só para as pessoas incumbidas de planejar e executar essa transformação, mas para todas as pessoas da empresa que planeja ou que está passando por uma transformação digital. Sendo assim, este livro poderá também ser útil para essas pessoas, já que a transformação digital não acontece somente em uma área, mas em toda a empresa.

Transformação digital pode até ter um começo, mas não tem fim, uma vez que as tecnologias digitais estão em constante evolução. Por esse motivo, mesmo pessoas que trabalham em empresas maduras digitalmente poderão se beneficiar da leitura deste livro, revendo conceitos com um novo olhar para avaliar se a empresa consegue tirar ainda mais proveito dessas tecnologias.

ESTRUTURA DO LIVRO

O livro está dividido em quatro partes principais:

  1. Conceitos: quem me conhece sabe que sou um grande fã de iniciar qualquer novo empreendimento com uma linguagem ubíqua (ubiquitous language), termo que Eric Evans usa no seu livro Domain-Driven Design para a prática de criar uma linguagem comum e rigorosa entre desenvolvedores e usuários — no meu caso, entre autor e leitores(as). Por esse motivo, começarei o livro definindo alguns conceitos importantes para transformações digitais bem-sucedidas. Começo definindo o próprio termo transformação digital em conjunto com gestão de produtos digitais. Como veremos, esses dois conceitos têm muita correlação. Em seguida, falo sobre incerteza e transformação digital, tipos de empresa, maturidade digital, modelos de negócio, plataforma, marketplace e cultura de produto digital.
  2. Princípios: nessa parte, vou falar de cultura de produto digital e vou apresentar os quatro princípios que são as bases de comportamento necessárias para aumentar as chances de sucesso de uma transformação digital. Não vou fazer segredo e já vou apresentar esses quatro princípios aqui mesmo, mas recomendo a leitura dos capítulos dessa parte, pois, além de explicarem em detalhes o que são esses princípios, estão repletos de exemplos práticos de sua aplicação no dia a dia. Então, sem maiores delongas, os princípios são: (1) entregas rápidas e frequentes; (2) foco no problema; (3) entrega de resultado e (4) mentalidade de ecossistema.
  3. Ferramentas: aqui vou apresentar várias ferramentas que eu utilizei ao longo de minha carreira e continuo usando para ajudar as empresas com quem eu interajo a conectarem negócio e tecnologia e a tirarem mais resultados de seus investimentos em tecnologias digitais. Maturidade digital, visão de produto, objetivos estratégicos, estrutura de time e OKRs são algumas das ferramentas que vou cobrir nessa parte. Também vou compartilhar alguns hacks que tenho utilizado para ajudar a disseminar a cultura de produto digital nas empresas. Também falarei de duas ferramentas que, se bem utilizadas, podem ser poderosas vantagens para as incumbentes sobre as startups.
  4. Pessoas: depoisdeconhecermososconceitos,osprincípiose as ferramentas, precisamos falar das pessoas, que utilizarão isso tudo para fazer acontecer a jornada de transformação digital.

Cada capítulo tem, em seu final, uma seção Resumindo, que tem por objetivo ser um guia rápido sobre o conteúdo daquele capítulo para ajudar você a revisá-lo rapidamente antes de seguir em frente.

Uma novidade neste livro em relação aos meus livros anteriores são as seções Recomendação no final de cada capítulo. Elas têm por objetivo ressaltar alguns aspectos importantes do capítulo a serem considerados por pessoas que têm pouca experiência com o uso de tecnologias digitais no dia a dia da empresa.

É isso, espero que o livro seja útil em sua jornada. Dia 24/11, no site da Casa do Código.

Programa In-company de Educação Continuada em Gestão de Produtos

Meu mais novo produto é o Programa In-Company de Educação Continuada em Gestão de Produtos, para ajudar você e sua equipe a aumentar seus conhecimentos sobre conceitos, princípios e ferramentas de gestão de produtos e, consequentemente, aumentar a taxa de sucesso de seus empreendimentos de produtos digitais.

Esse produto é composto de 3 elementos:

  • Palestra de kick-off para toda a empresa, intitulada Lições Aprendidas de um Transformação Digital, onde apresento através de exemplos práticos como a cultura de produto pode potencializar a jornada de digitalização da uma empresa.
  • Treinamento mensal sobre temas de gestão de produto e de transformação digital, para ajudar as pessoas da empresa a conhecerem conceitos, princípios e ferramentas que ajudam na criação de produtos digitais de sucesso. Existe uma sequência padrão, que pode ser revisada para se adequar às necessidades da empresa. Devem participar desse treinamento todas as pessoas de produto e de design, as lideranças de tecnologia e as lideranças das outras áreas da empresa. Para conhecer mais detalhes sobre o conteúdo, acesse esse documento.
  • Mentoria, sessões individuais ou em grupo, onde trabalhamos temas vistos nos treinamentos ou outros temas que sejam relevantes.

As sessões podem ser presenciais ou remotas! Confira na página de testemunhos o que as pessoas dizem de meus serviços.

Faz sentido para a sua empresa? Vamos conversar! É só entrar em contato comigo por email ou WhatsApp, ou marcar um horário na minha agenda.

Treinamento e consultoria em gestão de produtos e transformação digital

Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.

Newsletter

Escrevo reguIarmente sobre gestão de produtos, desenvolvimento de produtos, liderança de produtos digitais e transformação digital. Vc pode receber uma notificação por email sempre que eu publicar algo novo, sem depender dos algoritmos de notificação de redes sociais. Basta assinar minha newsletter.

Gestão de produtos digitais

Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:

--

--

Joca Torres
Joca Torres

Written by Joca Torres

Workshops, coaching, and advisory services on product management and digital transformation. Also an open water swimmer and ukulelist.

No responses yet